A JORNADA APRESENTA, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO,
ENCONTRO DE CINECLUBES DENTRO DA SUA PROGRAMAÇÃO
Por Tiago TAO*
O público somos nós!!!
É com este brado que o Movimento Cineclubista Baiano agrega, pelo segundo ano consecutivo, a programação da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
Reconhecido como um aliado histórico do movimento cineclubista brasileiro, a Jornada abre novamente as portas e sua programação para dois dias de encontros e intercâmbios entre cineclubes de toda a Bahia. A programação, nesta 37ª edição da Jornada de Cinema, acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, sempre das 9 às 12h, no Cine-teatro do ICBA.
CINECLUBANDO
No primeiro dia acontece o CINECLUBANDO, com uma reunião dos cineclubes, visando a organização de um grande evento que acontecerá em novembro, onde o Movimento pretende reorganizar a Federação Estadual de Cineclubes. A data marca a abertura das inscrições para o Encontro da União dos Cineclubes, que acontecerá de 26 a 28 de novembro de 2010. O primeiro dia do encontro cineclubista na Jornada contará com uma mesa redonda com o tema: Retrospectiva do Cineclubismo no Brasil. Estão convidados para o debate: Gleciara Ramos (Coordenadora Regional do Conselho Nacional de Cineclubes); Guido Araújo e Hamilton Correa (organizadores da Jornada de Cinema); Luiz Sérgio (Monitor do Programa Cine Mais Cultura do MINC); Jaime Sodré (professor, pesquisador e cineclubista histórico). O primeiro dia se encerra com a exibição do curta “Cassange descobrindo Kassange”, produzido pelo Cineclube Cineforum; e com os informes da comissão organização do Encontro de novembro.
O PÚBLICO SOMOS NÓS
A abertura no segundo dia do encontro na Jornada fica por conta da exibição do curta “Indígenas Digitais”. O movimento traz a diversidade cultural para o centro do debate e discute quem é esse público que consome a cultura produzida no Brasil. Com o tema: O público somos nós, a mesa redonda trará representantes do Conselho Nacional de Cineclubes, Ministério da Cultura, cineclubes do interior do estado e da periferia de Salvador; além de um representante de um cineclube do movimento negro da década de 80; e um produtor de cinema.
PAINEIS E TROCAS
Além dos debates e exibição dos curtas, o encontro de cineclubes trará uma série de atividades para o público presente no ICBA durante a 37ª Jornada. Será montado um VARAL DA EXISTÊNCIA, onde será apresentado experiências atuais de cineclubes baianos. A comissão organização do encontro montará um stand onde realizará inscrições para o Encontro de Cineclubes de novembro; e estará vendendo camisetas do movimento. O stand será também uma banca de trocas entre os cineclubistas e público da Jornada, que poderá trocar livros, vídeos e informações sobre a sétima arte.
MAIORES INFORMAÇÕES
Gleciara Ramos – Coordenador Regional do CNC – (71) 8100-2842
Elaine Rodrigues – Cineclube Cineforum – (71) 9191-2320
Tiago TAO – Produtor da União dos Cineclubes da Bahia – (71) 8606-3042
www.redeereal.blogspot.com
*Tiago TAO – fundador do Cineclube Roberto Pires, produtor local do Programa Cine Mais Cultura e da União dos Cineclubes da Bahia, movimento que está organizando o Encontro de Cineclubes, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro de 2010, na Sala Walter da Silveira, em Salvador-BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário