Contando com a presença ilustre de Guido Araújo, grande idealizador da JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA, o primeiro dia do Encontro de Cineclubes dentro da Jornada foi um aquecimento para o grande debate sobre O PÚBLICO, que acontece no segundo dia do Encontro.
Guido falou sobre sua participação no Clube de Cinema da Bahia, organizado por Walter da Silveira entre as décadas de 1950 e 1960. Contou das experiências cineclubistas daquela época e como as sessões lotavam. Um dos motivos de tamanho interesse e participação do público, lembra Guido, era por conta da boa divulgação do jornais impressos que circulavam naquela época e que divulgavam com muito entusiasmo as atividades de exibição audiovisual. Hoje, Guido sente não ter a participação da mídia impressa tão forte quanto antes, nas ações de divulgação dos cineclubes e também sente o baixo número de críticos de cinema que escrevem nos periódicos que circulam atualmente na cidade.
O público presente foi brindado com histórias sobre salas de cinema que lotavam suas sessões e que hoje não existem mais... Além de informações inusitadas, como o fracasso da PELÍCULA 70mm (alguém já ouviu falar nessa bitola??? ... pois ela existiu de verdade!!!) e muitas outras iniciativas.
Guido, lembrou ainda da importância da Jornada de Cinema para o movimento cineclubista brasileiro e para o surgimento de um movimento que iria mudar historicamente os rumos do cineclubismo no nosso estado... Quando Luiz Orlando aproxima-se da Jornada de Cinema e começa a levar os filmes para as periferias da cidade, realizando exibições em 16mm.
Após a fala de Guido e de muitas perguntas do público, que pode matar suas curiosidades, o debate seguiu com a participação de Carminha, que nos contou de sua experiência no movimento cineclubista da década de 1980 e do surgimento da Federação de Cineclubes da Bahia.
Carminha, nos provocou a pensar sobre a MILITÂNCIA IDEOLÓGICA que existia na década de 1980 e de que forma podemos ter jovens mais participativos nos movimentos sociais e culturais nos dias de hoje. Sem dúvida alguma, a experiência apresentada por essa guerreira do movimento cineclubista, só somou e nos provocou por ampliar as discussões sobre O PÚBLICO e as formas de mobilização EM REDE.
Acompanhem nosso blog. Ainda esta semana postaremos fotos e mais novidades sobre esses dois dias do Encontro de Cineclubes na Jornada.
Saudações Cineclubistas
UNIÃO DOS CINECLUBES DA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário